domingo, 18 de outubro de 2009

Dois Heróis

Hoje fui à Fnac. É daquelas opções inteligentes... para quem pode ir numa manhã durante a semana, em que está pouca gente e assim... ir para um shopping ao Sábado, é mesmo uma ideia esperta.

Mas não foi nada disto que me fez vir aqui.

Estava eu a caminho da caixa sem o livro de Natal que queria comprar para o meu filho e com o livro de todos os tempos que encontrei para mim do Richard Zimmler.

Fiquei um tempão a procurá-lo em Lit. Traduzida, afinal de contas ele é americano, e também em Lit. Lusófona, afinal de contas ele tem dupla nacionalidade... ainda deu tempo para tentar procurar nas minhas memórias se saberia se ele escreve em Português ou em Inglês... não encontrei nada... nem na minha memória nem nestas duas secções.

Sentei-me.

A tentar perceber o que se estaria a passar.

Levantei-me.

Percorri prateleireira a prateleira, estante a estante.

E funcionalmente desisti.

Emocionalmente não. E por isso não me fui embora, sou esperta!! (e caprichosa)

Fui ver outras coisas... assim como quem diz (depois de já ter dito para mim própria que eram sinais dos deuses para não comprar o livro hoje), o livro há-de aparecer no meu caminho (porque eu queria taaanto)...e pumba, Letreiro: Romance Histórico. Claro, Romance Hitórico! Lá estava, o que eu queria e mais uns tantos... Agarrei-o. Acho que o abracei, verdade... assim como se o tivesse perdido!

Mas também não foi nada disto que me fez vir aqui.

Dizia, ía eu a caminho da caixa (com o livro na mão...) Mentira. Uma parte da história aconteceu enquanto eu estava à procura do livro.

História (eu estava lá!) - parte I, Herói da História de Portugal

Uma rapariga, telefona para a irmã. Entre o indignado e o orgulhoso. Então não era que tinham publicado cartas do avô num livro recentemente publicado e nem sequer tinham pedido autorização... "Tá aqui tudo", dizia ela para a irmã. "O nome, tudo! Onde é que eles foram arranjar isto? Pronto, fico a pensar..."

Fiquei curiosa. Quem seria o avô? Que cartas... era o Cônsul? O próprio?

Ela acabou o telefonema..."Pronto era só para te dizer, achei curioso. Acho giro. Era para saberes"

Eu afastei-me (depois de ter tentato ver a capa... sem sucesso).

Que giro, pensava eu... Alguém com uma história suficientemente interessante... vem nos livros...e a neta, aqui, entra-lhe o livro pela curiosidade adentro. Alguém que marca a nossa História! Um Herói... Fiquei contente.

As hormonas agora têm este efeito!!

(E depois é que fui para a caixa! mas no caminho passa-se a parte II)

História (eu também estava lá) - Parte II, Herói da História de Todos os Dias

Outra rapariga ao telefone. "Achas que leve este para ele? Acho que vai gostar (...). Pois também acho. Acho que é bom para ele ler na ambulância. Pois, então vou levar."

Outro Herói. Um amigo? Familiar? Um Herói para muitos alguéns! Alguém que marca a história de alguém todos os dias!

Vim à Fnac num Sábado de manhã e tropecei em Dois Heróis. Fiquei mesmo... nem sei, é das hormonas! E não só...

Sem comentários: